terça-feira, 27 de abril de 2021

Tratamento para autismo

Encontrei este site que relata tipos de terapia importantes para tratar o autismo:

https://www.autismoemdia.com.br/blog/tratamentos-para-autismo-5-terapias-essenciais-para-o-tea/


 Postado por Autismo em Dia em 03/fev/2020

Os tratamentos para autismo são essenciais para melhorar a comunicação, a concentração, conter ou substituir as estereotipias problemáticas (como àquelas que causam automutilação, por exemplo) por outras mais saudáveis. E também para ajudar a lidar com outras possíveis condições associadas. Sempre pensando em proporcionar mais qualidade de vida ao autista 🙂

O plano de tratamento deve ser multidisciplinar, ou seja, ele envolve médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos e professores. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas terapias, e como elas podem melhorar a vida das pessoas com TEA.

Este site fornece ótima explicação sobre os sentidos: 

https://www.autistologos.com/copia-sensorial-6



TRANSTORNO DE PROCESSAMENTO SENSORIAL

 

 

percepção que temos do Mundo e das pessoas se dá invariavelmente através dos sentidos. Portanto, quando as pessoas têm transtornos no processamento sensorial, a percepção das mesmas situações pode ser completamente diferente! Um barulho pode ferir os ouvidos, um abraço pode machucar!

E pode haver tanto uma hipossensibilidade, ou seja, quando a criança percebe pouco aquele sentido e por isso tem uma busca maior, quando quer constantemente estimular aquele sentido, ou hipersensíveis, quanto quer evitá-lo. A maioria das crianças é hipersensível em algumas coisas e hipossensível a outras.

 

É o que acontece, por exemplo com crianças que balançam constantemente as mãos (esteriotipia de flapping). Elas relatam que fazem isso para que possam sentir as própias mãos. Um excelente exemplo para entender isso é pensar como nos sentimos quando recebemos uma anestesia para tratamento dentário e que ficamos repetidamente passando nossa língua para checar se a sensação do próprio corpo está voltando. 

Acredita-se que Alteração Sensorial acometa cerca de 90% (noventa por cento) das pessoas com autismoMas, repita-se, não afeta exclusivamente pessoas com autismo, sendo que de 5 (cinco) a 15% (quinze por cento) das crianças com idade escolar da população mundial, possuem alteração de processamento sensorial. O diagnóstico do TPS é clínico.