quinta-feira, 29 de julho de 2021

Funções executivas

 Estava pesquisando sobre funções executivas e encontrei este texto de Fabiana C. Noronha no site teammunifesp:

Implicações das Funções executivas na vida do TEA

Funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas que permitem ao indivíduo direcionar seu comportamento a metas, inibir respostas impulsivas, quebrar hábitos, tomar decisões, avaliar riscos e planejar o futuro (Bosa & Teixeira, 2017).
As funções executivas são compreendidas como sendo um conjunto de processos cognitivos e metacognitivos que possibilitam a autorregulação do comportamento diante das demandas ambientais e o processamento mental de informações (DIAS, GOMES, REPPOLD et al., 2015).São funções com trajetórias de desenvolvimento heterogêneas e pleno ápice de maturação porvolta dos vinte anos de idade (BARROS e HAZIN, 2013).
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como transtorno do desenvolvimento com início na primeira infância e curso evolutivo crônico. Conforme a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os critérios diagnósticos para o TEA abarcam uma díade de comprometimentos qualitativos nos domínios da Interação/comunicação social e padrões comportamentais (APA, 2014).

Para ler todo o conteúdo, acesse:
https://www.teammunifesp.com/post/implica%C3%A7%C3%B5es-das-fun%C3%A7%C3%B5es-executivas-na-vida-do-tea