Atividades interativas para o desenvolvimento de habilidades
As atividades interativas abaixo são exemplos de como procuramos elaborar atividades educacionais divertidas com o objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, cognitivas, sensório-motoras e de comunicação de pessoas com diagnósticos do Espectro do Autismo, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Síndrome de Asperger e características similares. Nosso objetivo é inspirar a pessoa com dificuldades de interação e comunicação para que ela queira interagir conosco e, dentro desta interação prazerosa, aprenda novas habilidades.
Quanto mais motivadora e divertida for a interação, maior a chance da pessoa com autismo permanecer espontaneamente na atividade conosco. Ao construirmos a interação, procuramos ajudar a pessoa com autismo a ficar altamente motivada por nossa ação. Oferecemos com empolgação alguma ação divertida baseada nas motivações e interesses da criança, daí o nome “ação motivadora”. Então se a criança gosta de música, por exemplo, nós podemos cantar, dançar e tocar algum instrumento musical. Se ela gosta de pular, nós podemos oferecer ajuda para ela pular na bola de fisioterapia.
Quando a criança já estiver altamente motivada por nossa ação, começamos a solicitar algo desafiador para ela. Por exemplo, o adulto faz cócegas (ação motivadora) várias vezes na criança sem pedir nada para ela. Apenas quando a criança já está altamente motivada pelas cócegas e demonstra de alguma forma querer mais, este adulto solicita algo desafiador para ela (o papel da criança na brincadeira), como falar uma palavra isolada ou uma sentença, olhar nos olhos, fazer algum gesto ou performance física específica, etc.
No momento em que a pessoa com autismo está altamente motivada por uma ação do adulto que a acompanha, ela tem a motivação como sua aliada para superar suas dificuldades e desenvolver habilidades. Ela supera suas dificuldades enquanto brinca com um outro ser humano! O prazer e a diversão na interação social levam a pessoa com autismo a querer interagir cada vez mais com outras pessoas e, conseqüentemente, aprender novas habilidades socioemocionais, cognitivas, sensório-motoras e de comunicação. Investir na conexão amorosa e divertida com a pessoa com autismo beneficia o relacionamento e o aprendizado.
É importante que cada atividade seja elaborada levando-se em conta as necessidades, os interesses e o estágio de desenvolvimento de cada indivíduo, de forma que a atividade seja motivadora, acessível e que promova com eficácia o desenvolvimento de habilidades específicas. Uma mesma atividade pode ser adaptada alterando-se: a meta educacional; o grau do desafio relacionado a uma mesma meta; a ação motivadora; o personagem ou a temática. As atividades a seguir trazem exemplos de como podemos oferecer estas variações para melhor atender às metas, aos interesses e necessidades da criança.
Clique nos links das atividades para ler a descrição completa das brincadeiras contendo as dicas de como brincar, variações e observações.
Como ajudar crianças com autismo a aprender quantidades – Contando os giros com o personagem favorito
Interesses:
Dar voltas pelo quarto de brincar em cima de um tecido ou dentro de uma caixa, suspense, vozes de personagens, o personagem favorito de sua criança.
Metas principais:
Aprendizado de quantidades.
Participação física da criança na brincadeira.
Ação motivadora (o papel do adulto):
O adulto se veste como o personagem favorito da criança e leva a criança […]
Como ajudar crianças com autismo a aprender quantidades – Fazendo compras no supermercado
Interesses:
Participar de jogos simbólicos; realizar compras de supermercado; nomes de marcas e logos de produtos.
*recomendamos esta atividade para crianças que já apresentem um período médio de atenção compartilhada de 12 a 15 minutos.
Metas principais:
Aprendizado de quantidades.
Uso da imaginação.
Participação física da criança na brincadeira.
Comunicação verbal.
Ação motivadora (o papel do adulto):
O adulto atua […]
Passeio no super carro – atividade para crianças com autismo
Leia uma divertida atividade para crianças com autismo para desenvolvimento da comunicação verbal e da atenção compartilhada!
Interesses:
Interesses:
Brincadeiras físicas, ser puxado sobre um colchonete, rodar, cócegas, massagens, bolhas de sabão, personagens favoritos de sua criança (por exemplo, os carros McQueen e Mate, da animação “Carros”, da Disney).
Metas principais:
Comunicação […]
Fazendo a história – atividade para crianças com autismo
Leia uma atividade para crianças com autismo que pode ajudar a desenvolver a capacidade de acompanhar e compreender uma história e a participar dela!
Interesses:
Interesses:
Animais, meios de transporte, efeitos sonoros e onomatopeias.
Metas principais:
Acompanhar e compreender uma sequência narrativa.
Participação física.
Participação física.
Ação motivadora (o papel do adulto):
Contar uma […]
Como ajudar uma criança com autismo a tomar banho
A hora do banho pode ser um momento divertido e gostaríamos de ajudar você e a sua criança, adolescente ou adulto com autismo nesta tarefa. Leia abaixo algumas ideias e recomendações que podem ser úteis para ajudar uma criança com autismo a tomar banho:
Facilite a transição da criança com autismo para o […]
Facilite a transição da criança com autismo para o […]
O Leão que Aperta – atividade para crianças com autismo
Veja aqui mais uma ideia de atividade para crianças com autismo com o objetivo de estimular o contato visual (olhar nos olhos) e a começar a interagir com um adulto em uma atividade de 2 minutos ou mais – habilidades fundamentais para o desenvolvimento social. A atividade sugerida é simples […]
O Sapo Saltador – atividade para crianças com autismo
Veja aqui uma ideia de atividade para crianças com autismo com o objetivo de estimular o contato visual (olhar nos olhos) e a começar a interagir com um adulto em uma atividade de 2 minutos ou mais – habilidades fundamentais para o desenvolvimento social. A atividade sugerida é simples para […]
Nenhum comentário:
Postar um comentário