Como trabalhar interpretação de textos (autismo).
Para isso inicie o processo pedindo à criança que etiquete objetos, por exemplo: peças de roupa, brinquedos ou alimentos, assim você entenderá se ela faz relação entre as coisa que lê, e isso é esperado das crianças no processo de alfabetização.
O próximo passo é avaliar a compreensão da leitura que realiza, se a criança é capaz de seguir as instruções dadas oralmente. É o momento de verificar se ela é capaz de realizar ações escritas. Para isso comece a escrever as instruções como por exemplo: “guarde a camiseta na gaveta” ou “coloque o copo na pia” e acompanhe a execução da criança. Procure acompanhar de perto e direcionar a criança caso ela esteja se desviando do destino correto. Nesse caso, leve a criança e retome a instrução mostrando cada parte, identificando o item, o lugar e assim por diante.
Quando você perceber que a criança é capaz de realizar a ação descrita, podemos aumentar a complexidade aos poucos, trabalhando com instruções sequenciadas, como por exemplo: “coloque a bola azul na caixa de brinquedos” e proceda o acompanhamento da mesma maneira.
Depois você pode começar a introduzir o trabalho com pequenas histórias, os livros que possuem no máximo duas frases por folha, para que a criança leia e relacione a ilustração. Você vai fazer o aumento gradativo das frases para parágrafos, pequenos textos e assim por diante.
O trabalho com músicas e clipes pode ser um recurso interessante. Vale a pena selecionar alguns para esse trabalho.
Sempre levando em consideração o interesse da criança, principalmente no início desse trabalho isso será determinante para elevar a motivação da criança.
E para finalizar, só lembrar que a criança precisa estar inserida a um ambiente onde a leitura seja importante para que ela perceba a necessidade da leitura. Isso facilitará o aprendizado.
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