segunda-feira, 10 de maio de 2021

Intolerância e preconceito

Fiquei horrorizada com a história dessa família. 


Um casal com um filho pequeno autista sofreram preconceito no condomínio onde moram durante a quarentena. 
Alguns condôminos reclamaram do barulho da criança e quando os pais tentaram se explicar ainda houve vizinhos que debocharam. Um horror!

 

Por Luciane Evans

Mãe denuncia intolerância contra filho autista

Na quarentena, Vicente, de 6 anos, corre por até 6 horas no apartamento como forma de se adaptar à quebra de rotina provocada pela pandemia. Vizinhos se sentiram incomodados.

Dizem que o mundo, após a quarentena, será outro. Há quem aposte que as pessoas ficarão mais solidárias, tolerantes e terão mais compaixão pelo próximo. E, ao que tudo indica, o isolamento social seria, então, o nosso exercício para essa transformação. Mas a caminhada tem se mostrado bastante longa para a chegada a essa sociedade verdadeiramente melhor.

Um das provas de que ainda falta muita compaixão entre nós é intolerância vivenciada pela servidora pública Vanessa Sanches, de 34 anos, mãe de Vicente, de 6 anos. Com a quarentena e sem suas atividades rotineiras (terapias e escola), Vicente, que tem autismo, corre pelo apartamento durante horas como uma forma de se ajustar à quebra de rotinas - algo extremamente difícil na vida dos autistas.


link para o conteúdo:

https://www.criaparaomundo.com.br/post/m%C3%A3e-denuncia-intoler%C3%A2ncia-de-vizinhos-contra-filho-autista

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Sequência lógica

 

O blog teatividades apresenta várias figuras com cenas sequenciadas para imprimir e cortar. 
É uma ótima atividade para trabalhar a cognição, o raciocínio e a linguagem.


Clique no link abaixo: 
https://teatividades.blogspot.com/2020/05/cartas-para-sequenciar-cenas.html

quinta-feira, 6 de maio de 2021

ABA benefícios


No site neuroconecta a dra. Fabiele Russo demonstra quais são os benefícios da terapia ABA para crianças com TEA.


 A Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) é considerada uma terapia eficaz no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).


1) Análise da situação de quem está no espectro autista

2) Definição de metas e resultados a serem alcançados

3) Estabelecimento de parâmetros que possibilitarão analisar as mudanças e melhorias ao longo do tratamento

4) Possibilidade de determinar os comportamentos que devem ser trabalhados e modificados (como em situações de interação social – em locais como escola ou trabalho; ou mesmo manter atitudes que possibilitem estabelecer autocontrole nas habilidades executadas)

5) Aprendizagem de novas habilidades e/ou aprender como evitar comportamentos negativos (atitudes auto agressivas e estereotipias)

6) Avaliação dos avanços e análise de como vencer desafios

7) Compreensão quanto à necessidade de trabalhar em determinada mudança de comportamento ou não, evitando desgastes desnecessários para o autista

8) Tem como objetivo atuar em prol do desenvolvimento do autista – desde a infância à idade adulta – com o uso de técnicas que possibilitem ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social, procurando reduzir por meio de práticas de repetição e esforço comportamentos negativos que possam causar danos ou interferir no processo de aprendizagem.

9) Intervenções via ABA podem auxiliar no aperfeiçoamento de habilidades básicas, como olhar, ouvir e imitar, ou complexas, como conversar e interagir com o outro.


Para saber mais acesse:

https://neuroconecta.com.br/aba-e-autismo-conheca-9-beneficios-desse-tratamento/


Terapia ABA

 


          Eu estava pesquisando sobre a terapia ABA e descobri que a USP mantém um programa de atendimento às crianças com autismo que utiliza a terapia ABA. 

         O projeto CAIS  (Centro para o Autismo e Inclusão Social) pertence ao IPUSP (Instituto de Psicologia da USP) e procura atender crianças com TEA e suas famílias.

         Para todas as crianças, há uma sequência curricular comum e um programa “Seguimento de Instruções”.







Para saber mais acesse:


Um espaço para o autismo dentro do IPUSP

https://sites.usp.br/psicousp/um-espaco-para-o-autismo-dentro-do-ipusp/