segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Função executiva para o autista

Função executiva do transtorno global do 

desenvolvimento

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 19 de abril de 2013
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O autista tem dificuldade para calcular o tempo de suas atividades
O autista tem dificuldade para calcular o tempo de suas atividades
Luria (1986) define função executiva com a habilidade no planejamento de estratégias de resolução 
de problemas para a execução de metas, mediada pelo córtex frontal. Este conceito também 
apresenta uma clara intersecção com a capacidade de atenção e memória.

Belisário Jr. e Cunha (2010) entendem por Função Executiva, o conjunto de condutas de pensamento
 que permite a utilização de estratégias adequadas para se alcançar um objetivo. É "um conjunto 
de funções responsáveis por iniciar e desenvolver uma atividade com objetivo final determinado"
 (FUSTER, 1997).

Belisário Jr. e Cunha (2010) ainda afirmam que [...] essa função se relaciona com a capacidade de
 antecipar, planificar, controlar impulsos, inibir respostas inadequadas, flexibilizar pensamento e ação.
 Para estes autores todas essas capacidades são fundamentais e estão em uso sempre que se faz 
necessário agir diante de situações-problema, situações novas, na condução das relações sociais, 
no alcance de objetivos ou na satisfação de necessidades e alcance de propósitos, em diferentes 
contextos, sempre que esteja presente uma Intenção, um objetivo ou uma necessidade a ser atendida.


A Função Executiva capacita a pessoa para flexibilizar os modelos de conduta adquiridos pela
 experiência, para que ela possa se adaptar às variações existentes nas situações do presente. 
Não obstante, torna possível a sincronização de condutas em relação às intenções, considerando 
aspectos novos de cada momento e situação.

As capacidades relacionadas por Belisário Jr. e Cunha (2010) podem ser utilizadas em diferentes 
contextos, desde as mais simples, como obter um cafezinho em casa, ou em situações complexas, 
como manter um comportamento adequado em um lugar público, em um ambiente formal, seja um 
consultório médico, uma reunião de trabalho, no banco, utilizando as mesmas estratégias que se
 utilizam em casa para tomar o café. Cada situação exigirá uma conduta diferente, por isso o impulso 
de simplesmente tomar para si uma xícara de café deverá ser inibido ou adiado, depende da exigência
 do ambiente.

As mesmas capacidades estão implicadas quando se procura adequar os assuntos e posturas em 
diferentes situações sociais. Para alcançar um fim social impulsos são adiados ou até mesmo não 
são atendidos, sem contar na escolha de assuntos, de palavras, de atitudes, como, por exemplo, 
ser bem aceito ou conquistar a amizade de alguém.

Fazendo um jogo com os exemplos dados, constata-se que a Função Executiva está presente 
quando se inibe o impulso de servir o café, caso não seja oferecido, para passar uma impressão 
de educação diante de uma pessoa da qual se tem a intenção de se aproximar.

Também se pode dizer que tal função está presente quando se aproveita o momento em que a 
pessoa da qual se quer aproximar serve-se de café, para iniciar uma conversação, pedindo para 
ser servido, mesmo que não esteja com vontade. No processo de aprendizagem, sistematicamente 
as capacidades da Função Executiva são utilizadas, já que as informações e procedimentos 
aprendidos são necessários para a adaptação às novas situações.

Teixeira (2010) quando discorre sobre as funções executivas afirma que o córtex pré-frontal é a
 principal região do cérebro responsável pelas funções executivas e que crianças e adolescentes 
com diagnóstico de transtorno global do desenvolvimento,  provavelmente por alterações destas 
áreas cerebrais.

CreativeCommons
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição 
desenvolvimento#!2oficial do Portal Educação.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/44840/funcao-executiva-do-transtorno-global-do-desenvolvimento#ixzz3uILsKjXe

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