Função executiva do transtorno global do
desenvolvimento
Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 19 de abril de 2013
O autista tem dificuldade para calcular o tempo de suas atividades
Luria (1986) define função executiva com a habilidade no planejamento de estratégias de resolução
de problemas para a execução de metas, mediada pelo córtex frontal. Este conceito também
apresenta uma clara intersecção com a capacidade de atenção e memória.
Belisário Jr. e Cunha (2010) entendem por Função Executiva, o conjunto de condutas de pensamento
Belisário Jr. e Cunha (2010) entendem por Função Executiva, o conjunto de condutas de pensamento
que permite a utilização de estratégias adequadas para se alcançar um objetivo. É "um conjunto
de funções responsáveis por iniciar e desenvolver uma atividade com objetivo final determinado"
(FUSTER, 1997).
Belisário Jr. e Cunha (2010) ainda afirmam que [...] essa função se relaciona com a capacidade de
Belisário Jr. e Cunha (2010) ainda afirmam que [...] essa função se relaciona com a capacidade de
antecipar, planificar, controlar impulsos, inibir respostas inadequadas, flexibilizar pensamento e ação.
Para estes autores todas essas capacidades são fundamentais e estão em uso sempre que se faz
necessário agir diante de situações-problema, situações novas, na condução das relações sociais,
no alcance de objetivos ou na satisfação de necessidades e alcance de propósitos, em diferentes
contextos, sempre que esteja presente uma Intenção, um objetivo ou uma necessidade a ser atendida.
A Função Executiva capacita a pessoa para flexibilizar os modelos de conduta adquiridos pela
experiência, para que ela possa se adaptar às variações existentes nas situações do presente.
Não obstante, torna possível a sincronização de condutas em relação às intenções, considerando
aspectos novos de cada momento e situação.
As capacidades relacionadas por Belisário Jr. e Cunha (2010) podem ser utilizadas em diferentes
As capacidades relacionadas por Belisário Jr. e Cunha (2010) podem ser utilizadas em diferentes
contextos, desde as mais simples, como obter um cafezinho em casa, ou em situações complexas,
como manter um comportamento adequado em um lugar público, em um ambiente formal, seja um
consultório médico, uma reunião de trabalho, no banco, utilizando as mesmas estratégias que se
utilizam em casa para tomar o café. Cada situação exigirá uma conduta diferente, por isso o impulso
de simplesmente tomar para si uma xícara de café deverá ser inibido ou adiado, depende da exigência
do ambiente.
As mesmas capacidades estão implicadas quando se procura adequar os assuntos e posturas em
As mesmas capacidades estão implicadas quando se procura adequar os assuntos e posturas em
diferentes situações sociais. Para alcançar um fim social impulsos são adiados ou até mesmo não
são atendidos, sem contar na escolha de assuntos, de palavras, de atitudes, como, por exemplo,
ser bem aceito ou conquistar a amizade de alguém.
Fazendo um jogo com os exemplos dados, constata-se que a Função Executiva está presente
Fazendo um jogo com os exemplos dados, constata-se que a Função Executiva está presente
quando se inibe o impulso de servir o café, caso não seja oferecido, para passar uma impressão
de educação diante de uma pessoa da qual se tem a intenção de se aproximar.
Também se pode dizer que tal função está presente quando se aproveita o momento em que a
Também se pode dizer que tal função está presente quando se aproveita o momento em que a
pessoa da qual se quer aproximar serve-se de café, para iniciar uma conversação, pedindo para
ser servido, mesmo que não esteja com vontade. No processo de aprendizagem, sistematicamente
as capacidades da Função Executiva são utilizadas, já que as informações e procedimentos
aprendidos são necessários para a adaptação às novas situações.
Teixeira (2010) quando discorre sobre as funções executivas afirma que o córtex pré-frontal é a
Teixeira (2010) quando discorre sobre as funções executivas afirma que o córtex pré-frontal é a
principal região do cérebro responsável pelas funções executivas e que crianças e adolescentes
com diagnóstico de transtorno global do desenvolvimento, provavelmente por alterações destas
áreas cerebrais.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição
desenvolvimento#!2oficial do Portal Educação.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
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