TERAPIA OCUPACIONAL COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS
Resumo
Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA ) apresentam déficits na comunicação social e interação social e padrão de comportamento, interesses e atividades restritos e repetitivos. Com a política de inclusão, essas crianças passam a frequentar cada vez mais o ambiente escolar, pois acredita-se que a escola exerça um papel importante para o desenvolvimento cognitivo e competências sociocognitivas. O objetivo do estudo foi identificar as principais estratégias que podem ser utilizadas pelos Terapeutas Ocupacionais com crianças TEA inseridas em escolas comuns. O trabalho foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica com pesquisas a artigos científicos em bases de dados, publicados no período de 2009 a 2014. Selecionaram- se apenas artigos cujas estratégias foram desenvolvidas/realizadas por terapeutas ocupacionais no contexto escolar. Observou-se com o presente estudo a importância da presença do terapeuta no contexto escolar como figura fundamental na inclusão de alunos com TEA e que ainda há carência de produção brasileira em terapia ocupacional sobre o assunto.
Palavras chave: Autismo, escola, Terapia Ocupacional
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