terça-feira, 21 de junho de 2016

A Terapia Ocupacional no Contexto Escolar

TERAPIA OCUPACIONAL COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS

Claudeci Santos Silva, Márcia Cristina de Araújo Silva

Resumo


Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA ) apresentam déficits na comunicação social e interação social e padrão de comportamento, interesses e atividades restritos e repetitivos. Com a política de inclusão, essas crianças passam a frequentar cada vez mais o ambiente escolar, pois acredita-se que a escola exerça um papel importante para o desenvolvimento cognitivo e competências sociocognitivas. O objetivo do estudo foi identificar as principais estratégias que podem ser utilizadas pelos Terapeutas Ocupacionais com crianças TEA inseridas em escolas comuns. O trabalho foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica com pesquisas a artigos científicos em bases de dados, publicados no período de 2009 a 2014. Selecionaram- se apenas artigos cujas estratégias foram desenvolvidas/realizadas por terapeutas ocupacionais no contexto escolar. Observou-se com o presente estudo a importância da presença do terapeuta no contexto escolar como figura fundamental na inclusão de alunos com TEA e que ainda há carência de produção brasileira em terapia ocupacional sobre o assunto.

Palavras chave: Autismo, escola, Terapia Ocupacional

Texto completo:

PDF

Fonte:

Nenhum comentário: