quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Cartilha - Autismo e Realidade

autismo.institutopensi.org.br

Capítulo II
Estratégias Acadêmicas


O professor é a pessoa mais importante no processo de aprendizagem do aluno. Como educadores devemos nos conscientizar disso e procurar obter uma melhor compreensão de como o aprendizado efetivamente ocorre. No sentido de traçarmos uma linha de ação efetiva, vamos combinar alguns pontos que possam facilitar nossa comunicação.

Em primeiro lugar, vamos definir que o comportamento é tudo o que as pessoas fazem, isto é, comer, correr, escrever, falar, morder, desenhar, dormir, cantar, bater, se machucar, enfim tudo que a gente vê e também o que a gente não vê como, pensar, contar, sentir, compreender; nesses casos, chamamos de comportamentos encobertos. O comportamento deve ser entendido como produto da tríplice contingência, ou seja, ele é mantido e modelado pelas consequências que produz.

O Autismo & Realidade Cartilha Autismo e Educação 25 indivíduo se comporta, esse comportamento produz consequências e a depender das consequências produzidas o comportamento poderá ou não ocorrer no futuro. O evento antecedente é a situação que sinaliza para o indivíduo que se ele se comportar de determinada maneira produzirá uma consequência específica.
Para ensinar, manter ou modificar comportamentos precisamos olhar para as consequências que eles produzem no ambiente. Isso é muito importante porque todo comportamento é controlado pelas consequências que produz. Autismo & Realidade Cartilha Autismo e Educação 26 Chamaremos essas consequências de reforçadores.

Os reforçadores têm duas características que os definem: - Em primeiro lugar, o reforçador deve seguir imediatamente a ação, isto é, ele ocorre logo depois que o comportamento é emitido. - Em 2º lugar, o reforçador tem o efeito de fazer com que essa ação ocorra com maior frequência. Precisamos insistir um pouco nesse ponto. Muitas vezes, pais e professores dão atenção a seus filhos e alunos apenas quando eles estão causando problemas. Sua atenção reforça o comportamento errado e, reforçando comportamentos errados, podemos criar crianças-problema, deixando nossa vida mais difícil. Temos que pensar também que os reforçadores não são pré-definidos.

Nós temos que descobri-los! Até hoje nenhum pai ou professor descobriu um reforçador que funcione para todos os filhos ou alunos. No entanto, nossa definição de reforçador com duas partes (acontecem logo após a ação e aumentam a frequência da ação) permite-nos identificar reforçadores independentes de qualquer outra consideração. Simplesmente, observamos se as consequências particulares identificadas aumentam a probabilidade futura das ações que as precedem. O que explicaria as birras frequentes de uma criança?

Primeiro devemos perguntar: O que acontece imediatamente Autismo & Realidade Cartilha Autismo e Educação 27 depois da birra? Ao observarmos situações desse tipo podemos descobrir que as birras frequentemente se encerram quando: O brinquedo anteriormente retirado é devolvido para a criança; Quando a criança recebe permissão para fazer o que havia sido proibido; Simplesmente quando se obtém a atenção do pai ou do professor. Podemos nos perguntar se o brinquedo, a retirada da proibição ou a atenção são reforçadores? São responsáveis pela continuidade do comportamento da birra?

Uma maneira de descobrir é, por exemplo, dar essa mesma atenção depois que a criança fizer outra coisa que não seja a birra e observarmos se essa outra atividade fica mais frequente. Suponha que déssemos o brinquedo ou a permissão ou ainda simplesmente a atenção quando a criança estivesse brincando com seus amiguinhos. Um comportamento aceitável então substituiria a birra? Se a resposta for sim, teríamos identificado um reforçador importante.

Os pais sabem alguma coisa que agrada ou desagrada seus filhos. Esse tipo de informação é útil para montarmos os nossos programas. Autismo & Realidade Cartilha Autismo e Educação 28 Existem basicamente três tipos de consequências que controlam os comportamentos: Reforçamento Positivo, Reforçamento Negativo e Punição. No Reforçamento Positivo o comportamento é seguido pelo aparecimento de algo novo, que não estava lá antes do ato. Algo que foi acrescentado. O acréscimo de algo torna mais provável a ocorrência da ação que o produziu futuramente.

O professor pergunta para a classe quem respondeu à pergunta de lição de casa. Alguns poucos alunos levantam a mão. O professor dá a palavra a Luciana que lê em voz alta a sua resposta. O professor agradece, fala para a turma que Luciana respondeu corretamente, que seu texto estava muito bem elaborado e que serviria de modelo para os demais alunos. Notamos que, a partir de então, sempre que o professor fazia uma pergunta para a turma ou pedia para que alguém contasse o que havia feito em casa, Luciana levantava sua mão oferecendose como voluntária.

Para ler a Cartilha completa acesse:
Fonte:http://autismo.institutopensi.org.br/wp-content/uploads/manuais/Cartilha-AR-Out-2013.pdf

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