sábado, 22 de setembro de 2018

Livro - USP

Concepções e proposições em Psicologia e Educação

A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Adriana Marcondes MachadoAna Beatriz Coutinho Lerner,Paula Fontana Fonseca

2017 — 1ª edição
Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580392906
Páginas: 257
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2017

Conteúdo

Prefácio
O Serviço de Psicologia Escolar e o sentido público da universidade
Apresentação
Movimentos políticos e discursivos em Psicologia e Educação: fragmentos de uma história
Fundamentos
A experiência sensível e a constituição do problema em um trabalho de intervenção 
O que toca à/a Psicologia Escolar: desdobramentos do encontro entre Psicanálise e Educação
Psicologia escolar na luta por uma atuação ético-política na educação básica 
Para uma crítica da razão psicométrica 
Perspectivas atuais e interfaces entre educação, saúde e assistência social 
Educação em conjunto para todxs: percurso de um possível 
AngelucciIntervenções no escolar: problemáticas da inclusão
Não recusar o que é de direito
Núcleo de Educação Terapêutica e a clínica constituída na relação entre educar e tratar
Tratar e educar: escrita e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 
O psicólogo nas Creches/Pré-escolas da USP: cuidar e educar como possibilidade de promoção em saúde mental 
Plantão Institucional em tempos difíceis: uma prática psi no campo da Educação 
Orientação à Queixa Escolar: uma modalidade de atendimento psicológico atenta à dimensão social dos seres humanos 
Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes: supervisão institucional e estágio de Psicologia como formas de intervenção 
Medicalização e serviços de acolhimento institucional: apontamentos sobre dispositivos das políticas públicas da cidade de São Paulo
O psicólogo no Serviço de Acolhimento Institucional a crianças e adolescentes: sobre questões e possibilidades 
Nas brechas do poder: fragmentos do trabalho do psicólogo nas Varas de Infância e Juventude
Sobre os autores 

Sinopse

Esta obra representa não apenas o registro de investigações e reflexões associadas ao percurso histórico do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, mas também (...) a possibilidade de uma prática universitária que alia qualidade de produção acadêmica e engajamento social; formação inicial e pesquisa; prestação de serviços, reconfiguração de campos epistemológicos e perspectivas de atuação. E, ao assim fazer, nos alerta para o perigo de persistir
numa visão empobrecedora da atuação pública universitária, hoje empobrecedora, na medida em que reduz o ideal de uma experiência formativa à transmissão de conhecimentos e técnicas – na maior parte das vezes como meros protocolos
abstratos! – incapazes de atribuir sentido a um percurso profissional e adequação ao mundo onde serão tecidos.
Ver mais

Nenhum comentário: