Em debate: Os desafios da Inclusão escolar
Por: Jéssica Moreira
Centro de Referência em Educação Integral
Entrevista: Profa. Maria Teresa Mantoan - Unicamp
Centro de Referência em Educação Integral
Com a colaboração de Ana Luiza Basílio
Para que a inclusão aconteça, a sociedade e a escola precisam reconhecer que todos são diferentes. Esta é a conclusão que chega a pedagoga e especialista em inclusão escolar pela Universidade de Campinas (Unicamp), Maria Teresa Mantoan, que defende a abertura da escola regular a todos os alunos, principalmente àqueles com algum tipo de deficiência.
Para a professora, o Brasil vem avançando no que diz respeito às políticas de pessoas com deficiência, mas a escola ainda está baseada em moldes conservadores, que seleciona os alunos e trabalha apenas com os que atendem às suas expectativas. “Os maiores desafios que encontramos em uma instituição como a escola ou em uma sociedade que não avançou no sentido da inclusão, é repensar as suas próprias regras, o próprio modo de atuar a partir de práticas naturalmente excludentes, que consideram as diferenças em alguns e não em todos.”
Mantoan defende que o atendimento especializado não deve, de forma alguma, substituir o papel da escola na formação do indivíduo deficiente e que a saída seria uma parceria entre essas instituições e as escolas, de maneira a supri-los de um atendimento clínico, quando necessário.
Confira na íntegra!
Centro de Referências em Educação Integral: Nos últimos cinco anos, pelo menos, o Censo Escolar vem apontando um aumento de alunos com deficiência em escolas regulares. Além da inclusão, porém, é importante que haja equidade e que a escola garanta a permanência e aprendizado deste estudante. Diante deste contexto, a professora acredita que o Brasil vem avançando na inclusão qualificada destes estudantes?
Maria Teresa Mantoan: É evidente que em educação sempre temos muitos desafios porque é um trabalho que nós vamos construindo sempre, atualizando e aperfeiçoando. Entendo que a inclusão venceu muitos desafios considerados intransponíveis, até porque a nossa escola ainda é muito conservadora, que seleciona os alunos, trabalha com apenas aqueles que atendem as suas expectativas.
Independentemente da resistência das escolas e professores, os pais, as comunidades em si e muitas escolas já entenderam o que significa uma escola pra todos, inclusive o próprio sistema brasileiro de educação, que luta em função desse objetivo, para que todo mundo esteja na educação regular e que não haja criança fora dela porque esta foi encaminhada para uma instituição à margem, como as escolas especiais.
Acesse:
http://educacaointegral.org.br/reportagens/em-debate-os-desafios-da-inclusao-escolar/
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