Alunos autistas:
análise das possibilidades de
interação social no contexto pedagógico
Alessandra Dilair Formagio Martins
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio- Itu – SP - Brasil
Maria Inês Bacellar Monteiro
Universidade Metodista de Piracicaba – Piracicaba – SP - Brasil
Resumo
O estudo tem como tema os processos de significação vividos por sujeitos autistas nas interações sociais que estabelecem com os outros de
seu grupo social, problematizando as interações sociais que envolvem a criança autista no contexto pedagógico de uma instituição voltada ao
Transtorno do Espectro do Autismo. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada por meio de vídeo-gravação da relação desses sujeitos com
o professor e seus pares, que consistiu na observação de 20 episódios de atividades que implicam situações de aprendizado de um grupo de 4
crianças autistas com idades entre 6 e 10 anos, de uma sala de aula caracterizada como de Ensino Fundamental. As discussões e elaboração
do material tiveram como base a análise microgenética, constatando possibilidades de desenvolvimento e aprendizado dos alunos autistas nas
relações estabelecidas nesse contexto, aspecto que remete a discussão sobre as práticas utilizadas no tratamento desse transtorno que não
favorecem as interações sociais.
Palavras-chave: Autismo; interação social; educação especial.
Fonte:
http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n2/2175-3539-pee-21-02-00215.pdf
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