Se você chegou até aqui é porque acredita que para brincar não precisamos de recursos mirabolantes e nem mesmo do brinquedo mais desejado dos últimos tempos. E então que tal relembrar e até criar algumas “BRINCADEIRAS NO PAPEL”?
Abaixo estão listadas 12 brincadeiras que você pode fazer agora mesmo:
O jogo dos pontinhos é bem simples! Cada jogador faz um tracinho por vez e o objetivo é fechar o quadrado. Quem conseguir fechar, coloca a letra do seu nome dentro, ganha quem tiver mais quadrados. Um ótimo jogo para estimular atenção e raciocínio lógico!
Forca é uma brincadeira bem antiga, mas que proporciona grade desenvolvimento para a aprendizagem de letras e palavras. Muito legal para ampliar o vocabulário e pensar em categorias.
Sudoku é um jogo que exige planejamento, organização e atenção. As figuras não podem ser repetidas nas mesmas linhas e nem nas colunas. Você pode explorar essa brincadeira com números, letras, formas, cores… o que a imaginação permitir.
O jogo conhecido como “Abre e fecha” ou “ Come-Come” pode ser feito de acordo com os interesses da criança e também atrelado aos objetivos de estimular aprendizagem. Nesse caso, quando cai em um grupinho de letras, solicito que a criança puxe a aba interna e dentro terá a categoria a ser explorada como… nomes, cores, frutas ou animais e então a criança terá que falar algo com uma das letras escolhidas e da categoria que cair.
Tabelinhas de… adivinhe o que é? Eu faço uma tabela com 10 itens e a criança faz a dela com 10 itens também e aí vou dando dicas de item por item da minha tabela. Por ex: É uma fruta, começa com a letra M, é verde por fora e vermelha por dentro… Vocês podem estabelecer o número de dicas! A medida que forem acertando, as imagens vão sendo marcadas com um X. Ganha quem acertar o maior número de imagens da tabela do seu oponente. Um atividade super rica para a construção de linguagem e pensamento, fora que estimulamos a criatividade e o brincar.
Quem nunca brincou de “Detetive”? Essa proposta funciona bem em grupos e desperta nas crianças um poder investigativo que requer bastante atenção e dedicação. Afinal, ninguém quer deixar um assassino solto por aí!
Adivinhe o número! Uma brincadeira simples, mas que pode ser muito legal para desenvolver memória auditiva, atenção e associação entre numeral e quantidade. Você só precisa ter em mãos, o registro de um número e bater a quantidade de palmas para cada um deles (um de cada vez). A criança do outro lado, fará o registro e depois vocês irão verificar se está correto.
Crie inícios de história e deixe que a criança construa o restante. Essa é uma forma de explorar a construção de textos de forma lúdica e sair do tal do ERA UMA VEZ…
Use papel carbono para desenhar, criar, escrever, reproduzir…um bom estímulo para crianças que gostam de desenhar e dar o mesmo desenho para pessoas diferentes ou que querem sair vendendo suas belas artes para toda a família, amigos, vizinhos… na minha infância eu vendia desenhos… rsrsrs
Brincar de descobrir a imagem enquanto o outro desenha. Geralmente disponibilizo papéis com ações, objetos, animais… e aí temos que desenhar e o outro adivinhar. Para quem já jogou Imagem e ação, fica bem fácil trazer esse recurso para o papel.
Forme palavras seguindo as linhas é uma forma de brincar com as sílabas e construir palavras, simples mas que garante uma boa interação da criança e proporciona o desenvolvimento das aprendizagens de leitura e escrita.
Mais conhecido como “Stop” esse jogo se tornava uma grande disputa para ver quem conseguia lembrar as palavras de cada categoria com a letra solicitada. Um ótimo exercício para memória, agilidade mental, associação de letras e linguagem.
Espero que sejam proveitosos esses momentos do brincar e lembrem-se, não precisamos de muito para produzir brincadeiras e momentos dedicados as crianças.
Bons momentos de brincar no papel!
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário