segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

depois do diagnóstico

Autismo: o dia depois do diagnóstico


Por Amanda Puly

‘Seu filho está no espectro do autismo.’
Não importa se você já desconfiava, não importa o quanto você tenha se preparado, ouvir o diagnóstico é muito difícil.
O que isso significa? Como o autismo afetará minha família? O que mudará? Onde eu busco ajuda? Será que eu consigo dar conta?diagnóstico
Um diagnóstico pode ser muito assustador no início. Você está preocupado com os rótulos e estigmas que já ouviu por aí, mas na verdade sabe muito pouco sobre o assunto.
Seu filho é especial e será sempre originalmente único. Você conhece todas as suas peculiaridades.
Desafios desgastantes virão. Visitar parentes, experimentar novos alimentos, mudar a rotina, ir à festa de aniversário, fazer amigos, adaptar-se à escola… grandes e pequenos desafios. Ele precisará muito de você, mais do que imagina!
Mas acredite, você está no caminho certo. Se você está aqui é porque está tentando, se preocupando, querendo saber mais. E sabe de uma coisa? Seu filho não mudou porque recebeu um diagnóstico. Ele sempre teve autismo, mas agora você sabe. Ele continua lindo, amoroso e peculiar. Nada mudou.
Com certeza o autismo não é o caminho que você teria escolhido, mas agora você está nele. Aceite! Um diagnóstico nos tira do escuro e nos permite enxergar a criança como ela realmente é, com todas as suas potencialidades e seus desafios.
Agora é o momento de conhecer o autismo, aceitá-lo, falar sobre ele. Portas se abrirão, não somente as do desenvolvimento pleno da criança, mas as portas da compreensão, da paciência e do amor incondicional!
Seja bem vindo ao nosso mundo!


Nenhum comentário: