Acta Scientiarum
http://www.uem.br/acta
ISSN printed: 2178-5198
ISSN
on-line: 2178-5201
Doi: 10.4025/actascieduc.v39i2.26423
Acta Scientiarum. Education Maringá, v. 39, n. 2, p. 207-214, Apr.-June, 2017
Envolvimento parental e a inclusão de alunos com autismo
Rosanita Moschini Vargas*
e Carlo Schmidt
Universidade Federal de Santa Maria,
Av. Roraima, 1000, Camobi, 97105-900, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
*Autor para
correspondência. E-mail: rosanitamoschini@gmail.com
RESUMO. O Transtorno do Espectro Autistase caracteriza por dificuldades importantes nas áreas da
comunicação social, havendo restrição de atividades e interesses. Tais características podem contribuir para
o afastamento dessas crianças e de suas famílias de ambientes sociais, tais como a escola. Esse cenário
destaca a necessidade de uma aproximação entre os contextos familiar e escolar para que a inclusão possa se
constituir como um dispositivo de desenvolvimento e aprendizagem. OEnvolvimento Parental se refere às
práticas educativas que os pais desenvolvem em relação aos filhos, incluindo o envolvimento com a escola.
Este artigo se constitui comouma revisão sobre o conceito de envolvimento parental e sobre os modelos
teóricos que contemplam as relações entre família e escola. Identificaram-se poucos estudos sobre esse tema
relacionados com a inclusão de pessoas com TEA, o que sugere a necessidade de investigações que
contemplem a temática em questão.
Palavras-chave: família, transtorno do espectro autista, inclusão educacional.
Parental involvement and inclusion of students with autism
ABSTRACT. Autism Spectrum Disorders (ASD) are characterized by impairment in social communication
and restricted interests and activities. This profile may contribute to the isolation of these children and their
families from social environments, such as schools. This scenario highlights the need for a closer relationship
between family and school contexts to enhance educational inclusion gains and promote development and
learning. The Parental Involvement refers to educational practices that parents tend to develop with their
children, including involvement with the school. This study is a review of the parental involvement concept
and theoretical models of family and school relationships. Few studies on this topic are related to inclusion of
people with ASD, suggesting the need for more studies addressing this topic. .
Keywords: family, autism spectrum disorder, educational inclusion.
Involucramiento parental y la inclusión de alumnos con autismo
RESUMEN. El Trastorno del Espectro Autista se caracteriza por dificultades importantes en las áreas de la
comunicación social, habiendo restricción de actividades e intereses. Tales características pueden contribuir
para el alejamiento de estos niños y de sus familias de ambientes sociales, así como la escuela. Este escenario
destaca la necesidad de una aproximación entre los contextos familiar y escolar para que la inclusión pueda
constituirse como un dispositivo de desarrollo y aprendizaje. El Involucramiento Parental se refiere a las
prácticas educativas que los padres desarrollan en relación a los hijos, incluyendo la participación con la
escuela. Este artículo se constituye como una revisión sobre el concepto de involucramiento parental y
sobre los modelos teóricos que tratan las relaciones entre familia y escuela. Fueron identificados pocos
estudios sobre este tema relacionados con la inclusión de personas con TEA, lo que sugiere la necesidad de
investigaciones que traten esta temática.
Palabras clave: familia, trastorno del espectro autista, inclusión educacional.
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