A Educação Física Escolar a partir da abordagem
psicomotora: foco no autismo
La Educación Física Escolar a partir del abordaje psicomotor: un enfoque sobre el autismo
Michele Pereira de Souza da Fonseca*
Ana Carla Leocadio de Magalhães**
Michelle de Souza Ribeiro**
*Professora da EEFD-UFRJ. Mestre em Educação. PPGE-UFRJ
**Licenciada em Educação Física. EEFD-UFRJ
(Brasil)
|
Resumo
A psicomotricidade procura entender a relação do corpo com o meio, e considera que as atividades físicas em geral não possuem apenas benefícios fisiológicos, mas também psicomotores. Dentre as funções psicomotoras, o desenvolvimento do esquema corporal se faz importante uma vez que é fundamental para a formação da criança, já que é através das ações, que ela se comunica com o mundo. Dessa forma, a educação física escolar, a partir de uma abordagem psicomotora, contribui para a formação do indivíduo em sua totalidade. Essa proposta parece interessante no que se refere ao trabalho com grupos especiais, como os autistas, uma vez que pessoas com este transtorno apresentam ações comportamentais que incluem déficits qualitativos na comunicação e na interação social, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. Sendo assim, este estudo tem como objetivo discutir a importância da abordagem psicomotora, na educação física escolar, para crianças autistas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a fim de trazer maiores esclarecimentos à cerca do autismo, da psicomotricidade e da educação física escolar, sobretudo no que se refere ao trabalho com crianças que apresentam este tipo de transtorno. Ao final da pesquisa bibliográfica, foi concluído que o trabalho da psicomotricidade nas aulas de Educação física possibilita maior controle de atos motores e da coordenação gestual do cotidiano, o que facilita a relação do autista com o meio em que vive e as pessoas que o cercam.
Unitermos: Psicomotricidade. Autismo. Educação Física escolar.
|
|
|
| |
|
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário