sexta-feira, 11 de março de 2016

[Livro] Caminhos da Neuroeducação

CAMINHOS DA NEUROEDUCAÇÃO (2a. Edição)
O livro apresenta um apanhado de estudos que exploram as múltiplas possibilidades de abordagem do encontro entre os campos da educação, psicologia e neurociências.
Caminhos da Neuroeducação
Caminhos da Neuroeducação
Glaucio Aranha e Alfred Sholl-Franco (Org.)
I.S.B.N.: 978-85-911222-0-2
Cód. Barras: 9788591122202
Altura: 21 cm.
Largura: 14 cm.
Edição : 2a. Edição
País de Origem : Brasil
Idioma : Português
Número de Paginas : 144
Categoria: Educação / Neurociências
Sinopse:
A Neuroeducação surge em um espaço de fronteiras entre as neurociências, a psicologia e a educação. Trata-se de um campo ainda jovem, entretanto que vem mobilizando o interesse de estudiosos que buscam neste encontro de áreas a possibilidade de promover intercâmbios teórico-metodológicos que levem a descobertas significativas para o entendimento de temas como desenvolvimento cognitivo, atenção, motivação, emoção, aprendizagem, memória e linguagem, dentre muitos outros que se mostram essenciais para a constituição do indivíduo e de uma sociedade.
Os textos que compõem a presente obra desenvolvem reflexões a cerca da temática neuroeducação. Organizam-se em torno de três eixos temáticos: Bases e Desafios para a Neuroeducação (capítulos 1 a 4); Neuroeducação, Linguagem e Cognição (capítulos 5 a 7); e, por fim, Neuroeducação e Aprendizagem(capítulos 8 a 11).
Sumário
Prefácio (Gláucio Aranha e Alfred Sholl-Franco)
Neuroeducação: caminhos e desafios (Alfred Sholl-Franco, Talita da Silva de Assis e Camila Marra)
Jovens e novas formas de cognição: derrubando estereótipos (Lucilia Augusta Lino de Paula)
A Tecnologia Assistiva como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem: uma parceria do Instituto Helena Antipoff e a Terapia Ocupacional da UFRJ (Miryam Bonadiu Pelosi)
Aprendizagem do adulto educador: plasticidade em redes rizomáticas de formação, via ambientes online (Adriana Rocha Bruno)
Vida, cognição e linguagem (Luiz Antonio Botelho Andrade)
Preditores para o sucesso acadêmico em estudantes (Adriana Benevides Soares)
Representação mental da linguagem e ensino de língua (Celso Vieira Novaes)
Corpo e cognição na aprendizagem (Martha Aracy Lovisaro do Nascimento)
Psicologia e educação cognitiva: uma nova perspectiva sobre a deficiência intelectual (Ana Cristina Barros da Cunha)
Divulgação e alfabetização científica: o papel do pesquisador na difusão do conhecimento científico (Lucianne Fragel-Madeira e Glaucio Aranha)
Psiquiatria da infância e da adolescência: gene, cérebro, ambiente e individualidade(Elisabete Castelon Konkiewitz e Paulo Estevão Andrade)

Fonte:

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