O Desenvolvimento da Formação Moral
no Sujeito Autista:
Um Estudo Exploratório.
Autora: Maria Cecília Bérgamo Braga
Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Unesp-Marilia.
RESUMO
Este trabalho buscou caracterizar quanto ao seu desenvolvimento moral, um adolescente autista de alto funcionamento, usando a teoria Piagetiana (1930/ 1995) como referencial teórico principal. Foram entrevistadas a mãe, a professora e a diretora da escola onde o sujeito atualmente estuda. Além disso, foi solicitado a refletir sobre dilemas morais elaborados sobre temas relativos ao seu cotidiano. A análise dos dados revelou que o sujeito encontra-se em fase de heteronomia principalmente para as ações que envolvam valores morais e convenções sociais, embora demonstre ter consciência das regras envolvidas. Considera-se que as dificuldades de interação e comunicação típicas do autismo, sua representação social marcada pela deficiência, além de intervenções escolares assistemáticas no campo da educação moral possam responder pelas características apresentadas pelo sujeito deste estudo.
Para ler o artigo, acesse:
http://www.profala.com/artautismo16.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário