quarta-feira, 9 de março de 2016

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO DE AUTISTAS


Sílvia Ester Orrú
Fundação de Encino Octavio Bastos, Brasil


O autismo, segundo Gillberg (1990) é uma "síndrome comportamental com etiologias múltiplas e
curso de um distúrbio de desenvolvimento". Tem como característica sintomática a tendência ao isolamento.

De acordo com a ASA - Autism Society of América, (1999) ,"o autismo é um distúrbio de desenvolvimento, permanente e severamente incapacitante". Contudo, embora haja limitações e inabilidades, antes de ser autista, esse indivíduo é um ser humano.

Na falta de um trabalho multidisciplinar que veja a pessoa com autismo como um ser bio-sociopsico-
histórico-cultural, a mesma perpassa pelo estigma das incapacidades e inabilidades como sendo os
definidores de seu destino durante toda sua vida. 

Logo, leva-se em conta muito mais os aspectos sintomáticos da síndrome do que a procura de estratégias interventivas para a superação das dificuldades encontradas. A exclusão social do autista emerge das concepções pré-conceituadas a respeito das “coisas” que essa pessoa não consegue fazer.

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