A Rotina é um instrumento que demanda uma sequência de ações ou atividades cuja a função é antecipar os acontecimentos do dia a dia de maneira organizada possibilitando autonomia e segurança para a criança autista. Deve ser elaborada de acordo com as suas necessidades /e ou interesses.
No espaço escolar, um quadro com a rotina é essencial para o trabalho com alunos autistas. Ela vai nortear todas as ações dentro da escola, contribuindo para antecipar as atividades diárias, ampliando a comunicação e estimulando a interação do aluno com seus pares, visto que os benefícios serão compartilhados com todos, especialmente por alunos com idade da educação infantil e das primeiras séries do ensino fundamental. Podemos utilizar um quadro de rotina para os espaços do contexto escolar onde as atividades forem realizadas: sala comum, no Atendimento Educacional Especializado- AEE, biblioteca, sala de informática e outros.
Sem a Rotina, a adaptação do autista é difícil e demorada. As imagens devem ser feitas do ambiente em que o autista transita e das pessoas com quem ele convive, evitando que o mesmo se desestabilize quando ocorrerem mudanças na sua rotina.
Isso os deixa menos ansiosos, mais participativos, os impulsiona a comentarem entre si as regras e o momento certo de fazer as tarefas, e o professor acaba por trabalhar regras e limites, promovendo a participação de todas as crianças.
Para o autista, a Rotina garante saber o que vem depois, estimula aprender a esperar, aumentando a atenção e concentração, promovendo a organização do seu cotidiano.
Exemplo: Entrada- Oração- Atividade - Higiene - Lanche - Recreio - Jogos - Saída.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário